contra-esterço
contra-esterço
Novato em motos (02 anos) ainda não tinha ouvido falar em contra-esterço. Lendo os tópicos fiquei na dúvida de sua funcionalidade e, como não poderia deixar de ser, fui tirar a prova dos nove.. FUNCIONA... realmente a tal do contra-esterço funciona... claro que não forcei muito a barra porque afinal é novidade.. fui de leve e verifiquei que efetivamente a moto acaba "deitando" com facilidade... agora vou começar a treinar o contra-esterço, forçando cada vez mais para adquirir seu pleno domínio.
JoãoLobo- Número de Mensagens : 17
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Re: contra-esterço
Funciona muito! Dependendo do tipo de moto, sem o contra-esterço fica difícil de se fazer curva. Procure aí perto de você alguma serrinha com bom asfalto e pouco movimento e dê uma treinada, começando bem devagar e sem exagerar. A medida que você for "sentindo" o equilíbrio da moto você vai forçando um pouco. É bem divertido!
Franco- Número de Mensagens : 370
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Re: contra-esterço
na minha opinião, contra esterço é pra uma tocada mais forte... que é um recurso que funciona, sem duvida alguma, mas apesar de acelerar a drag um pouco, esse é um recurso que não pretendo usar uma vez que acho que estarei "abusando" da moto.
acho que nosso tipo de moto é para uma condução mais leve e prazeirosa
abraço
acho que nosso tipo de moto é para uma condução mais leve e prazeirosa
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Arthur - Pato Novo
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Re: contra-esterço
Concordo com o pato!
mas tem que treinar sim porque numa situação de urgencia temos que saber usar esse artificio.
mas tem que treinar sim porque numa situação de urgencia temos que saber usar esse artificio.
Re: contra-esterço
depois de uma ralada no dedo na mureta de proteção descendo a serra de Ubatuba, fiquei esperto e comecei a treinar o contra esterço. E hoje uso em todas as curvas, sem exceção. encorporei este estilo de pilotagem que, no inicio, parecida estranho, mas usando diariamente, vc acostuma e nem lembra que esta fazendo. Com o contra esterço vc faz muito mais curvas do que no jeito "tradicional".
Fabricio (Simão)- Número de Mensagens : 1018
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Re: contra-esterço
* Contra-esterço não é virar o guidão para o lado oposto ao da curva? Técnica muito usada na categoria supermotard?
* Já vi alguns feras, tipo Valentino, fazer em moto GP também.
* Sinceramente, não consigo imaginar como fazer na DS pesadona e baixa. Alguem faz isto nela?
[]s.
* Já vi alguns feras, tipo Valentino, fazer em moto GP também.
* Sinceramente, não consigo imaginar como fazer na DS pesadona e baixa. Alguem faz isto nela?
[]s.
Re: contra-esterço
Tuí, pode ser até que você já faça e nem perceba...
O contra-esterço na realidade é um movimento bem sutil, em que você faz uma certa pressão contrária no guidão do lado oposto ao da curva. Nas competições, até pela velocidade, aí sim a coisa é mais violenta.
Pela física, esse movimento gera uma força contária à força centrífuga, o que "tomba" a moto prá dentro da curva.
Há quem use toda hora, independente da velocidade, (como relatou o Fabrício), há quem use somente em velocidades mais altas ou quando o "bicho pega", tipo quando você entra mais quente do que deveria numa curva. É por isso que eu recomendo que vale a pena dar umas "treinadas" com todo cuidado.
O contra-esterço na realidade é um movimento bem sutil, em que você faz uma certa pressão contrária no guidão do lado oposto ao da curva. Nas competições, até pela velocidade, aí sim a coisa é mais violenta.
Pela física, esse movimento gera uma força contária à força centrífuga, o que "tomba" a moto prá dentro da curva.
Há quem use toda hora, independente da velocidade, (como relatou o Fabrício), há quem use somente em velocidades mais altas ou quando o "bicho pega", tipo quando você entra mais quente do que deveria numa curva. É por isso que eu recomendo que vale a pena dar umas "treinadas" com todo cuidado.
Franco- Número de Mensagens : 370
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Data de inscrição : 17/10/2008
Re: contra-esterço
Uso a técnica em toda e qualquer manobra acima de 40-50km/h.
Diminui o esforço, consequentemente o cansaço, faz de uma moto pesada algo extremamente ágil e leve.
Brinco com isso o tempo todo para que numa situação de emergencia, que espero nunca encontrar, me seja útil.
Diminui o esforço, consequentemente o cansaço, faz de uma moto pesada algo extremamente ágil e leve.
Brinco com isso o tempo todo para que numa situação de emergencia, que espero nunca encontrar, me seja útil.
Sergio- Número de Mensagens : 685
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Data de inscrição : 15/03/2008
Re: contra-esterço
* Como diria meu filho de 12, caraca!! É mesmo. Já faço e nem sabia. Na realidade faço bastante na Comet que tenho, principalmente nas serras. Na DS, como sou novato neste tipo de moto, ainda estou me amaciando.
* Existe uma competição chamada de speedway, creio que na terra e no gêlo, que praticamente só usa contra-esterço. Como disse anteriormente, na categoria supermotard, também.
* Certamente não usamos no nível que estes pilotos usam, quando entortam mesmo.
* Esquecendo as pistas, existem 3 principais componentes que influenciam na curva: 1. as pernas, mais precisamente as coxas empurrando o tanque; 2. o corpo, mais precisamente o tronco, principalmente em motos trail; e 3. o guidão, ou virando normalmente ou usando o contra-esterço.
* Não existe fórmula exata para fazer curva, cada um combina estes 3 fatores como melhor convier e dependendo da situação.
* Vou começar a treinar o contra-esterço na DS.
* Existe uma competição chamada de speedway, creio que na terra e no gêlo, que praticamente só usa contra-esterço. Como disse anteriormente, na categoria supermotard, também.
* Certamente não usamos no nível que estes pilotos usam, quando entortam mesmo.
* Esquecendo as pistas, existem 3 principais componentes que influenciam na curva: 1. as pernas, mais precisamente as coxas empurrando o tanque; 2. o corpo, mais precisamente o tronco, principalmente em motos trail; e 3. o guidão, ou virando normalmente ou usando o contra-esterço.
* Não existe fórmula exata para fazer curva, cada um combina estes 3 fatores como melhor convier e dependendo da situação.
* Vou começar a treinar o contra-esterço na DS.
Re: contra-esterço
Fuçando no Youtube achei este video interessante do Ernesto Donadio pilotando na chuva.
Preste atenção como ele usa o contra-esterço (inclusive para o equilibrio)
Preste atenção como ele usa o contra-esterço (inclusive para o equilibrio)
Celso RP- Número de Mensagens : 126
Idade : 63
Localização : Ribeirão Preto (SP)
Emprego/lazer : Advogado e motociclista
Data de inscrição : 08/06/2009
Re: contra-esterço
Amigos, não esqueçam que o uso do contra esterço, é uma técnica, usada principalmente em velocidades altas. Vendo no video ou ouvindo falar parece bom, parece simples, parece facil, mas pode e ja tem levado muitos motociclistas pro chão tambem.
Tomem sempre cuidado, melhor é andar devagar e poder relatar daqui ha 40 anos como era o motociclismo, que ser um "exímio" piloto e virar relato.
Forte abraço
Tomem sempre cuidado, melhor é andar devagar e poder relatar daqui ha 40 anos como era o motociclismo, que ser um "exímio" piloto e virar relato.
Forte abraço
Ghan- Número de Mensagens : 5702
Idade : 71
Emprego/lazer :
Data de inscrição : 28/05/2009
Re: contra-esterço
muito legal,os amigos tem varias visoes do Tal contra esterso,mas como funciona...
toda curva em um circuito ou estrada tem seu ponto de apice,e a fisica aplicada na motoca sobre a roda força com que ela seja projetada para fora da curva,quando entramos na curva antes do seu inicio deve-se:
-com a moto em pé corrigir a velocidade de acordo com a moto e curva;
-fazer o traçado de forma que a visão sempre visualiza a saida da curva;
-soltar os freios,e aceleração acertar a moto nas forças aplicadas como : uma pequena pressao o força no sentido contrario da curva,o que vai acontece a moto vai enclinar mais e mais ate o acerto desejado,nessa hora rompemos a força sobre a roda fazendo que a mesma haja livre e em equilibrio aplicado sobre ela...o contra esterso;
-no apice da curva ja apontando o final da mesma,começa a aceleração e onde a moto vai começar a levantar e sair da mesma...
tal fato tem melhor efeito fisico a partir dos 60km,e logico como relatado obedecendo a caracteristica de cada moto.
postura ,comportamento e que torma a pilotagem prazerosa.
" otimizar é preciso,para sempre melhorar..."
att
edson
toda curva em um circuito ou estrada tem seu ponto de apice,e a fisica aplicada na motoca sobre a roda força com que ela seja projetada para fora da curva,quando entramos na curva antes do seu inicio deve-se:
-com a moto em pé corrigir a velocidade de acordo com a moto e curva;
-fazer o traçado de forma que a visão sempre visualiza a saida da curva;
-soltar os freios,e aceleração acertar a moto nas forças aplicadas como : uma pequena pressao o força no sentido contrario da curva,o que vai acontece a moto vai enclinar mais e mais ate o acerto desejado,nessa hora rompemos a força sobre a roda fazendo que a mesma haja livre e em equilibrio aplicado sobre ela...o contra esterso;
-no apice da curva ja apontando o final da mesma,começa a aceleração e onde a moto vai começar a levantar e sair da mesma...
tal fato tem melhor efeito fisico a partir dos 60km,e logico como relatado obedecendo a caracteristica de cada moto.
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edson
Edson (Velhinho)(VMFG-MC)- Número de Mensagens : 113
Localização : São Paulo- SP
Data de inscrição : 07/10/2008
Re: contra-esterço
Eu não acho q seja ruim usar o contra-esterço. Na semana passada peguei uma serra na estrada dos romeiros (Santana de parnaíba), uma das curvas é realmente muito fechado, um cotovelo. Mesmo com o contra-esterço quase tive de parar a Drag no meio da estrada pra manobrar.
Eu considero algo a favor da sua segurança, pois se tiver um carro perto de vc, e tiver de reduzir muito a velocidade, o carro pode até te atropelar.
Eu considero algo a favor da sua segurança, pois se tiver um carro perto de vc, e tiver de reduzir muito a velocidade, o carro pode até te atropelar.
Ferrari- Número de Mensagens : 614
Idade : 41
Localização : Sant. de Parnaíba - SP
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Data de inscrição : 29/01/2009
Re: contra-esterço
Ferrari, no meu post eu não disse que era ruim usar o contra esterço. Apenas disse que embora pareça simples, pode sim levar ao chão com muita facilidade.
Normalmente o contra esterço ja é usado de forma quase automatica, porque ninguem vira o guidão com tudo para o lado que quer fazer a curva ( se fizer, vai para o chão tambem). O pendulo com o corpo ja é feito automaticamente na inclinação da moto em curvas, porem pode ser corrigido facilmente.
Com o esterço no sentido contrario, a correção ja não é tão simples se for necessaria. Isso sem contar que uma pedrinha solta, uma mancha de óleo, quem em situação normal poderia ser ultrapassada, com a pressão exercida pela roda no contra esterço não haverá perdão.
Como eu disse, é uma técnica, mas que deve ser usada de forma correta, por quem sabe e em situação favoravel. Não é ruim não, pelo contrario, é otimo, mas usada corretamente e em local que de condições para isso.
O acidente mais recente por conta disso foi na estrada de Serra Negra, quando um amigo com uma Hornet, pegou uma mancha de oleo exatamente na curva, no penultimo feriado prolongado. Como ele mesmo diz hoje, se não estivesse forçando o contra esterço, teria me safado da macha e saido fora, mas como estava forçando não tive como voltar a moto e desviar.
Normalmente o contra esterço ja é usado de forma quase automatica, porque ninguem vira o guidão com tudo para o lado que quer fazer a curva ( se fizer, vai para o chão tambem). O pendulo com o corpo ja é feito automaticamente na inclinação da moto em curvas, porem pode ser corrigido facilmente.
Com o esterço no sentido contrario, a correção ja não é tão simples se for necessaria. Isso sem contar que uma pedrinha solta, uma mancha de óleo, quem em situação normal poderia ser ultrapassada, com a pressão exercida pela roda no contra esterço não haverá perdão.
Como eu disse, é uma técnica, mas que deve ser usada de forma correta, por quem sabe e em situação favoravel. Não é ruim não, pelo contrario, é otimo, mas usada corretamente e em local que de condições para isso.
O acidente mais recente por conta disso foi na estrada de Serra Negra, quando um amigo com uma Hornet, pegou uma mancha de oleo exatamente na curva, no penultimo feriado prolongado. Como ele mesmo diz hoje, se não estivesse forçando o contra esterço, teria me safado da macha e saido fora, mas como estava forçando não tive como voltar a moto e desviar.
Ghan- Número de Mensagens : 5702
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