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Mais um capítulo do caso Harley-Davidson x Grupo Izzo

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Mensagem  Macedo em Qui Jun 03, 2010 5:40 pm

Salve salve Camaradas

Para quem se interessa pelo assunto, li outro dia no jornal que neste mês de maio último, o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo se pronunciou a respeito da disputa envolvendo a Harley-Davidson versus Grupo Izzo. Segundo entendi, ficou determinado o valor da causa, em R$ 17.600.000,00 que representa ao redor de US$ 10 milhões, que seria o valor a ser pago pela HD ao grupo Izzo para que esta deixe de ter a exclusividade da HD.

A Justiça agora aguarda que a HD recolha em até cinco dias a partir da publicação do despacho, as taxas da ação baseadas no valor (1% do valor da causa) de R$ 176 mil.

Assim o contrato de exclusividade entre o grupo e a gestão global da marca foi mantido em vigor pela Justiça até dezembro de 2015, conforme compromissos assumidos anteriormente pelas duas partes.

Vocês chegaram a ver isso?

Não sei se é verdade mas alguns que apoiam a perda de exclusividade do G Izzo, afirmam entre outras coisas ruins, que o Grupo Izzo é a única empresa onde o cliente paga a vista e a moto vem com um gravame, ou seja, alienada a uma financeira. Até que o G Izzo pague a financeira, você não terá sua moto liberada para emplacamento.

Alguém sabe deste detalhe, se é verdadeiro?

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Mensagem  Arthur Pato em Qui Jun 03, 2010 5:54 pm

Exatamente... tanto que não existe mais financiamento na Izzo (Rizzo)... A unica forma de parcelamento é no Amex.

Eu falo aqui o que tenho falado. Enquanto isso não se resolver acho um tremendo risco comprar moto zero no Grupo Rizzo. A Harley Davidson já está estabelecida no brasil. acho que não demora muito para termos novidade.

abraços

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Mensagem  Macedo em Qui Jun 03, 2010 6:10 pm

salve Pato, beleza?

Pois é, mas pelo que foi divulgado, o G Izzo deve se manter exclusivo e com isso talvez a possibilidade de mudanças seja pequeno não?

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Mensagem  Arthur Pato em Qui Jun 03, 2010 7:13 pm

Cara, não acredito que o grupo izzo permaneça. o mercado Brasileiro é interessantissimo para a Harley. um dos motivos da ação contra o grupo izzo é o fato deste comercializar outras motos, Buel, triumph, ducatti, etc..

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Mensagem  Macedo em Qui Jun 03, 2010 7:44 pm

hummm, entendi... bem vamos ver então os próximos capítulos .

valeuuuu Gr Abraço

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Mensagem  Roberto Andrade em Qui Jun 03, 2010 8:02 pm

Arthur Pato escreveu:Cara, não acredito que o grupo izzo permaneça. o mercado Brasileiro é interessantissimo para a Harley.


Acho que isso é um dos motivos do nordeste não ter nenhuma revenda da Harley Davidson.

O Grupo Izzo não tem interesse; talvez com a Harley a frente dos negócios tenhamos

por aqui uma revenda. Mercado não falta. Só este mês dois amigos meus mandaram buscar duas Harley (uma

Fat e uma Heritage), fora muitas que já rodam por aqui. Agora Revenda de carros (ditos de alto luxo) por

aqui não faltam: BMW, Chrysler, Mercedes, Dodge e etc. Já de Harley Davidson, nenhuma. Como disse o Pato

é um risco se comprar uma Harley nessas condições de incertezas.

Aqui nem todo mundo vive de Bolsa-Família... aqui muitas pessoas trabalham!!
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Mensagem  DSBETO em Qui Jun 03, 2010 8:52 pm

É verdade sim que eles financiam as motos em estoque. Não somente as HD, mas todas as outras marcas. Um camarada meu comprou uma buell há exatos 1 mês na loja da bandeirantes e até hoje ele simplesmente não conseguiu emplacar a moto dele. Ele comprou a moto pagando 50% a vista e o restante no AMEX mesmo. Deram uma NF pra ele sem data (!!!). Sinceramente a Harley tem muitos motivos para quebra de contrato sim! E se eles forem atrás de quem comprou moto lá, eles arranjam facil testemunhas (se necessário).

[]'zzz
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Mensagem  Macedo em Qui Jun 03, 2010 9:11 pm

Conforme explicação técnica do nosso camarada David Bezerra, este procedimento é possível em decorrência de uma operação chamada Floor Plan que é o financiamento do "pátio" do grupo.

Nesta operação o banco financia a compra do estoque junto à montadora e a concessionária paga o banco no momento da venda do bem ou em 90 dias o que chegar primeiro. A garantia da operação é o gravame do bem (alienação fiduciária) + os avalistas.

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Mensagem  Arthur Pato em Qui Jun 03, 2010 10:37 pm

é isso ai... Ou seja, vc compra algo que não é seu...

Amanhã ou depois o Seu Paulo (R)Izzo resolve ir embora vc recebe a visita de um banco pra pegar o que é dele...

Por isso não compraria.

Com relação ao que o Roberto falou. Nordeste é um mercado Pontecial. uma burrice não ter concessionárias por lá.

abraços

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Mensagem  Convidad em Sex Jun 04, 2010 2:34 am

Senhores,

o tal grupo izzo tá todo enrolado com nossa justiça...

quem é do ramo sabe...

concordo com o mano Pato... a HD cresceu o olho para nosso mercado e vai derrubar essa "exclusividade" sim...

Aguardem e verão...

Pram mim são favas contadas...

Basta esperar...

Na HD de Goiânia rolou um barraco de moto comprada, paga a vista e não entregue depois de 60 dias...

Pode???

Abraços

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Mensagem  Franco em Sex Jun 04, 2010 11:42 am

Tá louco...
De fato, o melhor mesmo é esperar. O risco de comprar agora é muito grande, tanto que o mercado já percebeu e os preços estão oscilando para baixo... Mas finalmente agora tem-se a chance real de termos um pós venda decente aqui no Brasil, sem "intermediários" . Vamos torcer...
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Mensagem  nilton em Seg Jun 21, 2010 9:59 am

No meu caso, comprei a Dyna custom e paguei a vista.
A nota só foi emitida na chegada da moto, 13 dias depois.
Retirei a moto emplacada, sem nenhum problema, exatos 43 dias depois do pagamento, ou 30 dias após a emissão da nota fiscal, porque fiz com o despachante deles.
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Mensagem  Siri em Seg Jun 21, 2010 10:28 am

Sonho todos os dias com uma concessionária HD aqui em Recife. Incrível isso, o mercado quer comprar e a marca não quer vender. Torço muito para essa exclusividade seja quebrada e nós possamos um dia ir numa loja HD e comprar nossa motocicleta.

Sds!

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Mensagem  02 McLovin™ em Seg Jun 21, 2010 11:15 am

quem espera sempre alcança, ou trate com a Rizzo q ai vc dança!
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Mensagem  matsuda em Seg Jun 21, 2010 11:27 am

Muitos realizaram o sonho de comprar uma harley. A Izzo não dava conta de pedir Harley para o USA, e a dona Poderosa harley não perdeu tempo.....aquela visita da presidente da Harley foi mera tática investigativa...simplesmente para ver o lucro da izzo.........no mundo capitalista todo mundo quer lucrar...lei da melhor vantagem...

Espero que a novela acabe logo, afinal de contas, hoje é possível comprar Harley com menos de R$ 40 mil......coisa impossível antigamente...
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Mensagem  Dr Peidophyllus em Seg Jun 21, 2010 12:45 pm

Na antiga eletropaulo, no governo do Fleury, um dos diretores se chamava Paulo Izzo. Se for o mesmo, ta explicado....

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Mensagem  Roberto Andrade em Seg Jun 21, 2010 10:10 pm

Hoje recebi este e-mail de um amigo aqui de João Pessoa/PB que comprou uma FatBoy.
Vejam as condições que o Grupo Izzo está oferecendo:



Srs bom dia!!!!



Tenho no meu estoque uma Dyna custom 2010/09 na cor azul por R$32.900,00 e uma Dyna super glide 2010/09 na cor prata por R$30.900,00!!! Elas são exatamentes iguais a linha 2009 porém foram fabricadas em 2010, por isso são 2010/09!!!

Tenho no meu estoque também uma 883 iron preta fosca e uma prata, interessados entrar em contato pois não temos essa moto disponível para venda no momento....Estou enviando também algumas condições especiais para a 2° quinzena de junho dos modelos Heritage Classic, Road king e fat boy!!! Preços e condições imperdíveis!!!!

THIAGO GUEDES

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Mensagem  Arthur Pato em Seg Jun 21, 2010 10:47 pm

Isso não vai acabar tão cedo.. foi julgado em 1ª instancia.. bom, segue texto....

Em primeira mão, rola um boato de quem pode assumir como Dealer é o Grupo pão de açucar....


Na última sexta feira foi prolatada a sentença no processo que julga o fim do contrato entre o dealer nacional e a HD.

Com a colaboração de amigos e colegas que postaram em primeira mão a decisão do juiz de primeira instância, tive acesso à decisão já que o site do Tribunal de Justiça de São Paulo muitas vezes fica inacessível via internet.

Segue a íntegra da decisão:


Sentença Proferida Sentença nº 1885/2010 registrada em 18/06/2010 no livro nº 466 às Fls. 11/25: Isto posto,

JULGO PROCEDENTE a ação para declarar rescindidos os contratos entre as partes por culpa única e exclusiva da ré, após o prazo de 120 dias a contar da publicação desta,

conforme § 2º do artigo 22, da Lei nº 6.729/79, cessando então quaisquer obrigações entre as partes. De outro lado,

tendo em vista a gravidade das infrações e o descumprimento da ordem judicial, como já demonstrado, e tendo em vista os princípios constitucionais da efetividade, celeridade, eficiência e presteza no exercício da jurisdição (Arts. 5º, inciso LXXVIII, 37, caput, e art. 93, II, c, CF; art. 125, II, CPC), visando evitar o agravamento dos prejuízos às autoras e a milhares de consumidores e, dentro do poder geral de cautela e coerção; e também com base no artigo 461 do Código de Processo Civil, visando o resultado prático, SUSPENDO DE IMEDIATO A EXCLUSIVIDADE contratual concedida à ré pelas cláusulas 1.1 e 1 dos contratos de distribuição, autorizados às autoras, de imediato, nomear novos concessionários no Brasil.

CONDENO ainda a ré, no período de 120 dias, à obrigação de não fazer, qual seja, que se abstenha, imediatamente de promover, anunciar, expor à venda e/ou alienar produtos de quaisquer outras marcas que não Harley Davidson, bem como utilizar a marca referida, sob qualquer forma, em conjunto com quaisquer outras pertencentes a terceiros, tudo sob pena de pagamento de multa de R$ 100.000,00 por cada ato de descumprimento, o que poderá ser comprovado por qualquer meio idôneo e executado de imediato nestes próprios autos, ainda que em apenso. Concedo, neste tópico de rescisão contratual, quebra de exclusividade e obrigação de não fazer, tutela antecipada, face à certeza inequívoca e ao risco de prejuízo irreparável para as autoras e para os consumidores, rerratificada a decisão de fls. 766/8, superada sua parcial revogação.

Pelo que tais condenações e obrigação de não fazer não ficarão sujeita a efeito suspensivo em caso de recurso, podendo ser de imediato executada, em caráter definitivo, através de carta de sentença, em caso de apelação.

Por fim, como já fundamento, pelos danos materiais e morais somados, CONDENO a ré HDSP COMÉRCIO DE VEÍCULOS LTDA. a indenizar as autoras em R$ 3.040.000,00, valor este corrigido pela tabela prática do Tribunal de Justiça a contar do ajuizamento, e acrescido de juros moratórios de 1% ao mês a partir da citação. Ante a sucumbência, CONDENO a ré a arcar com despesas processuais, sendo honorários advocatícios de 15% do valor da condenação. Uma vez que a condenação envolve a rescisão do contrato, mantenho o valor da causa para todos os efeitos, inclusive preparo de eventual apelação. P.R.I.C.


Os trechos em itálico foram destacados por mim devido aos efeitos práticos da decisão judicial.

De início está suspensa a clausula de exclusividade, permitindo que sejam contratados pela HD novos dealers a partir da extração da carta de sentença. O contrato que permite à HDSP ser dealer autorizado pela HD termina em 120 dias a partir da publicação da sentença, devendo o atual dealer celebrar novo contrato com a matriz americana a fim de que possa continuar mantendo o atual status de dealer.

E, de forma inovadora, o juízo indefere na própria sentença o efeito suspensivo dos efeitos da sentença em caso de recurso, determinando dessa forma que em caso de apelação (recurso cabível à parte sucumbente - perdedora) a sentença permaneça válida até uma possível reforma pela segunda instância.

Efeitos práticos para a comunidade harleyra: a matriz pode contratar novos dealers imediatamente para a representarem em conjunto com a HDSP pelo próximos 120 dias, e após isso o atual dealer deve pactuar novo contrato com a matriz a fim de permanecer como dealer. Tudo isso deixa de ser válido se, em caso de apelação da parte da HDSP, a segunda instância entender que a sentença deva ser reformada, no todo ou em parte.

Como não cabe agravo em sentença, acredito que a decisão de indeferir o efeito suspensivo não deva ser reformada pelo relator da apelação sem que haja um julgamento da decisão de primeira instância pelo órgão especial do Tribunal de Justiça, mas isso é opinião de advogado que mal saiu da faculdade. Se algum dos leitores tiver uma informação mais precisa, por favor deixe um comentário.

E não havendo possibilidade de reforma da decisão sobre o efeito suspensivo, acho muito improvável que o dealer discuta essa decisão pois a decisão está muito bem fundamentada (o inteiro teor da decisão de primeira instância traz os diversos motivos que levaram o juiz a tomar esta posição) e os custos seriam bem altos para uma aventura jurídica na segunda instância.

Pelos próximos 120 dias o dealer nacional continua sendo o canal de acesso à fábrica, cumprindo garantia e fazendo revisões que permitam manter a garantia válida, vendendo e entregando motocicletas zero km, assim como liberando a documentação para o licenciamento.

Será um novo período de estresse para quem aguarda a moto ou a liberação, um novo período de incerteza para quem quer comprar a sua moto e possivelmente um novo período de queima de estoque gerando novas tentações para turma que quer sua HD (agora novamente com financiamento bancário para o consumidor). Afinal de contas, como um amigo me disse na semana passada: não são eles que vendem... somos nós que compramos... basta ver o que a gente passa para conseguir uma HD.

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Mensagem  Bart em Ter Jun 22, 2010 12:32 pm

Companheiros,
para quem interessar, segue a íntegra da sentença:

http://www.tjsp.jus.br/PortalTJ/Paginas/Pesquisas/Primeira_Instancia/tjsp_sentenca_completa.aspx?chavePesquisa=2&codProcesso=13254338&codSentenca=2080900&numProcesso=583.00.2010.121472-2

e agora? qual será o futuro? será que vai ficar mais barato, mais caro?
e aqueles que compraram a vista e ainda estão com a moto "alienada"???

sinistro....

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Mensagem  Roberto Andrade em Ter Jun 22, 2010 12:35 pm

Bart escreveu:...e agora? qual será o futuro? será que vai ficar mais barato, mais caro?


O que nós queremos é uma revenda HD aqui por perto.
No dia que chegar tô na fila!!!rsrsrsrsrs
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Mensagem  Carlão(CAT) em Ter Jun 22, 2010 12:46 pm

Realmente é impressionante o que a marca faz com o lado psicólogico dos nossos amigos motociclistas.

Sábado passado fui tomar café na HD da Bandeirantes e encontrei um amigo.....advinhem. O cara comprou uma Deluxe!! Deu 40% no cash e esta esperando a liberação da moto, incluvise vi a moto dele no subsolo da loja.

Sua Fat Boy ano 2004 esta a venda e encontra-se na mesma loja...caso algum de vcs esteja pensando num UP me contate que eu passo o telefone do proprietário.

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Mensagem  LSN_SP em Ter Jun 22, 2010 1:43 pm

Minha opnião.

a HD enfrenta uma crise nos EUA e, precisa de novos mercados. Talvez essa medida (a ação contra o grupo rizzo) tenha como objetivo uma melhor exploração da marca no Brasil.
Temos realmente que aguardar e ver as mudanças.
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Mensagem  nilton em Ter Jun 22, 2010 6:29 pm

Só espero ter uma loja onde possa fazer as revisões de garantia da minha Dyna.
E realmente espero que a HD coloque imediatamente novas concessionárias, porque a briga entre a nova rede e a HDSP certamente vai baratear os custos.
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Mensagem  eduardimmmm em Qui Jul 01, 2010 9:46 am

Essa historia ta parecendo a da avestruz master, vc compra um ovo de avestruz, paga R$ 1000 nele e daqui 6 meses ganha o triplo! não sei não mas essa historia está muito estranha, como assim vc compra uma moto e fica vendo ela só no subsolo da loja, sou mais comprar uma album da HD e colocar as figurinhas, é mais barato e o stress é menor, porem!

Um amigo meu vendeu a Drag dele e comprou uma sportster laranja linda por 30 pilas! O dono dela comprou, esperou quase 45 dias pra ver a moto e mais 1 mes pra emplacar, o cara simplesmente surtou e vendeu a moto pro primeiro que falou "nossa que moto linda" tanto é que foi muito estranho que o cara comprou a moto aqui em goiania e foi emplacada em sampa, mas tudo bem meu amigo esta feliz de estar com moto nova, mas vamos ver se ele vai ficar feliz na primeira revisao com troca de oleo de R$ 350,00 só o oleo! e fora os R$ 160,00 hora trabalho mecanico HD. rsrs...
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