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MANUAL (SÉRIO) DO GARUPA

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MANUAL (SÉRIO) DO GARUPA Empty MANUAL (SÉRIO) DO GARUPA

Mensagem  GIL DOGS BR MT em Sex Jul 11, 2008 10:06 pm

Lá no Papo Cabeça coloquei um outro manual... já esse aqui, é sério!
Leiam atentamente e passem a informação.


MANUAL DO BOM GARUPA
“Escreve-se muito sobre motos e condução, mas esquece-se esse elemento fundamental do mototurismo que é o/a garupa.

Comecemos por uma regra que consideramos da máxima importância, sobretudo se a experiência do garupa é pouca :
O GARUPA (masculino) É CARNE MORTA!
Deve por conseguinte, permanecer no seu poleiro, muito quieto e calado e não tentar ajudar em nada. Vale mais nada fazer do que fazer mal.

Passada a piada, vamos então às regras, para recortar, plastificar e colar nas costas do blusão do piloto:


1. Nunca subir ou descer da moto, sem prévio conhecimento do piloto. Já vimos muito motociclista ser desequilibrado assim, sobretudo se o piso é irregular, ou o piloto tem perna curta, ou se a moto está carregada.

2. Ajudar nas manobras de entrada e saída de estacionamento, sobretudo se é necessário ‘engrenar’ a marcha ré.

3. Em movimento, evitar movimentos bruscos, do tipo olhar para trás no final das retas e dizer : “Olha que já não vejo nenhuma moto!”

4. O garupa é o tesoureiro da equipe no que toca ao pagamento de pedágios. Deve, ter sempre à mão os meios de pagamento necessários.

5. Igualmente, é o navegador da equipe.

6. O garupa pode ajudar nas curvas, observando sempre por dentro e apoiando-se, fortemente, em ambas as pedaleiras. A transferência de peso para as pedaleiras torna a moto mais manobrável.

7. Pela mesma razão, deve-se apoiar mais fortemente nas pedaleiras quando a moto circula, devagar, entre o trânsito.

8. Idem, quando circula em piso irregular, com a vantagem, neste caso, de levar menos pancada no lugar onde a espinha muda de nome.

9. Não adormecer nunca.

10. Nas freiadas e arrancadas deve apoiar-se nos suportes e não no condutor.

11. Nas paradas não pôr os pés no chão, pois em vez de ajudar, só desequilibra.

12. Em velocidade, ou se está muito vento, juntar-se o mais possível ao corpo do condutor; evita assim a oscilação.

13. A garupa está, rigorosamente, proibido de olhar para o velocímetro e expressar a sua aprovação ou reprovação com apertos de joelhos, socos nas costas, etc, etc…

14. Não esquecer que a partir dos 70-80 Km/h acaba a conversa, pois o vento não deixa.

15. Quando circula a mais de 200 Km/h (nas auto-estradas alemãs, claro), não deve acenar aos outros motociclistas, sob pena de deslocar um braço.

16. Nas mesmas circunstâncias, evitar calçar as luvas, ajeitar o capacete, os óculos ou o penteado.



Extraído da revista Tech Force

Eu ainda completaria assim:

17. Todo garupa deve estar tão bem equipado quanto o piloto (luvas, botas, capacete, etc);
18. Deve se ajeitar na moto ainda estacionada, antes de iniciar o deslocamento; ficar rebolando, virando para trás, acenando e qualquer outro tipo de movimentação constante pode desequilibrar o conjunto, e, no mínimo, atrapalha a concentração do piloto; uma "ajeitadinha" ao iniciar o trajeto, tudo bem, mas ficar com formiga na bunda o tempo todo não dá não...
19. O garupa precisa ter conciência que "moto + piloto" é um único corpo; ao fazer parte do conjunto, precisa estar "integrado", ou seja, participando da pilotagem;
20. O garupa deve estar atento ao trajeto, especialmente nas ruas: lombadas, valetas, esquinas, pedestres... tudo isso pode acontecer de repente e causar uma freada brusca, desequilibrando a moto. Aliás, já vi garupa saltar uns 30cm do banco, após passar num desnível de asfalto numa avenida, por estar desatento...

Bom, prá finalizar, importantíssimo: o garupa deve ser SEMPRE DO SEXO FEMININO!!! hehehe....
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Mensagem  Jr Grosso em Ter Jul 15, 2008 10:19 am

Boa, Gil!!!

Vou transformar essas dica em "livro de cabeceira" da esposa....
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Mensagem  GIL DOGS BR MT em Ter Jul 15, 2008 1:05 pm

Jr Grosso escreveu:Boa, Gil!!! Vou transformar essas dica em "livro de cabeceira" da esposa....

Como está escrito acima...: "vamos então às regras, para recortar, plastificar e colar nas costas do blusão do piloto"
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